Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Leitor de BD

Quarta-feira, 02.09.09

 

 

  

 

Eu, desde tenra idade que sou fã e leio B.D. A Banda Desenhada é uma forma de arte muito antiga, desde os primeiros jornais que foram editados em que alguns "cartoons" eram e são inseridos nos diários e semanais. As chamadas "tiras" que quase todos os jornais ainda hoje, trazem, 3 ou 4 quadradinhos em jeito de sátira, cómicos ou uma parte de história contada. Eu também desenho, embora muito amador e que por razões de "vida" não continuei a sério a minha arte e a minha paíxão que é, o desenho, cartoons e B.D.

De momento estou a investir numa colecção com acabamentos de luxo e capa dura, dividida em volumes, a saga "World of Warcraft". Nestas publicações é indiscutível a riqueza artística e qualidade, tanto no desenho, como na cor e arte final, como também ao nível do argumento e personagens.

    

 

À pouco tempo, pedi a uma colega de trabalho que ia passar à porta da loja onde compro e encomendo estes livros,  se era possível e dando-lhe os 20.00 Eur e qualquer coisa, para me trazer o livro. Assim foi. Mas assim que abri o saco, ouvi varíadissimos comentários de várias pessoas, tal como por ex.-"Porra, deste 20.00 Eur por isso?"; "Não tens mais sítios onde gastar o dinheiro?"; "deves ser rico"; "essa porcaria custou20.00 Eur? para que é queres isso, para que é que isso serve?", fora os risos e abanares de cabeça reprovativos. Eu, como acérrimo fã de todas as formas de arte, fiquei quase que sem reação, estupfato, com tanta barbaridade dita e não entendida pela minha pessoa. Claro que percebo e entendo perfeitamente que nem todos somos iguais, nem gostamos das mesmas coisas ou ligamos às mesmas coisas, mas questionar a qualidade e o valor destes trabalhos e da B.D. em geral...é triste, pelo menos para mim, em termos culturais.

    Pergunto se um bilhete para um jogo de futebol de campeonato nacional, não sendo sócio, custa 25.00 Eur, os mais baratos, se um café custa 0.55 Eur e por vezes tomamos 3 diários, se um maço de tabaco custa 3.40 Eur, se uma refeição num sítio qualquer médio/ baixo, custa em média 20.00 Eur (duas pessoas), se vejo t-shirts a 180.00 Eur, se uma t-shirt (que não vale nada a matéria prima, é tudo sintético) de um clube de futebol custa 65.00 Eur, e um livro de capa dura com excelentes acabamentos, com 190 pág, de excelente qualidade gráfica, custa 20.00 Eur é caro?

 

    

 

Felizmente ao longo destes anos todos, teem aparecido novos autores Portugueses de B.D. com muita qualidade, não só em livros educacionais ou históricos como noutras àreas, temos vindo a aumentar as nossa publicações, ainda não é o desejado mas estamos a caminho, devagar. Temos muito boas lojas de B.D. e miniaturas em todo Portugal que enviam para todo País. Temos um excelente festival, o FIBDA na Amadora e alguns em ponto mais pequeno noutras cidades do País. Felizmente que a mentalidade já não é a mesma e que nem todos achamos que a comunicação por variadas vias artísticas, não vale a pena, nem interessa. Um livro de B.D. por dia dá saúde e alegria (lol).

Tudo o que é cultura por excelência, vale a pena.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por grelhadamista às 11:30


2 comentários

De m&m a 09.10.2009 às 16:12

Pois é amigo João, nós cá na nossa pequena Republica das Bananas preferimos gastar €€ em coisas muito mais importantes do que um livro de B.D...para quê?
eu felizmente sou possuidor de uma GRANDE colecção de B.D's diversas, desde o simples tio Patinhas até ao formato americano dos X-Men.
Mas isso sou eu que gosto de gastar €€ em parvoices :D
e já agora quando vamos ensaiar outra vez pah?? tenho umas letras novas e estou à espera dos teus riffs novos :)) mas coisa pesadita, não é pa meninos...já agora isto tambem se pode chamar cultura não?

De Sofia a 12.10.2009 às 13:18

Na MAD brasileireira há alguns anos li: "Quadradinho também é cultura". Não sou grande fã de banda desenhada, mas é estúpido não reconher a BD como forma de arte. Isso é coisa de mulheres, não é? Confessa lá...

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Setembro 2009

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930