Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Cada Pessoa, cada Mundo!!

Quarta-feira, 04.03.09

Vinda de uma parte no Norte e a conhecer muito pouco da grande Lisboa, a Cláudia, uma amiga comum, chegou no passado domingo de comboio ao Oriente, vinda directamente de Gião, freguesia pertencente ao concelho de Santa Maria da Feira. Veio passar uma semana conosco em Lisboa, para conhecer melhor a maior cidade de Portugal. Enquanto trabalhávamos 8 horas diárias, a Cláudia, de férias, conheceu grande parte de Lisboa e Cascais, imagine-se, a PÉ. Todos os dias levantava-se bem cedo, comprava o pão numa das padarias do nosso bairro e passeava a Vodka, a nossa pastora belga/ alemã, a minha menina, enquanto nos apressávamos para chegar ao trabalho a horas. Depois metia-se no metro e  ia a pé do Rossio até Belém, de Santa Apolónia ao Bairro Alto, de Alcântara a Algés, de Cascais até ao Guincho. Conheceu caminhos, monumentos, lojas, sítios, miradouros, no fundo, não conhecia mas envolveu-se na vida de Lisboa, no seu odor e suas gentes, sem qualquer receio, preconceito ou preguiça. Preguiça que muitas vezes aliada à falta de interesse e ao pouco valor que damos à cidade onde vivemos, em que o dia a dia e o nosso interesse e vontade, não nos permite, olhar a nossa cidade com outros olhos ou "perder" tempo em caminhar, visitar os nossos monumentos, museus e toda uma vasta agenda cultural que nos é apresentada mensalmente e que muitas vezes e infelizmente, passa ao lado de uma parte considerável dos Lisboetas. (Não só em Lisboa, mas penso que acontece o mesmo noutras cidades e regiões do País, infelizmente). Como resultado, a Cláudia adorou Lisboa, segundo ela. Deixou-se envolver e conheceu muitos nomes, lugares ,monumentos e museus, que muitos Lisboetas e Portugueses não conhecem, mesmo morando à anos e anos em Lisboa, quem diz em Lisboa, diz o mesmo  a moradores de outras regiões, muitos de nós, não cohecemos o nosso País, nem a nossa cidade ou região. A Cláudia, já fala de muitos lugares e trata-os pelo nome. Eu, pessoalmente fiquei muito satisfeito e contente, pois sou nascido e criado em Lisboa e quem me conheçe sabe o grande carinho e amor que tenho por esta cidade e pelo nosso País. Sou um Lisboeta que sempre que posso, faço turismo na minha cidade, de máquina fotográfica em punho, a conhecer novos cantinhos e espaços, visitar novos lugares, participar nos eventos culturais e não só, etc... aqui ou noutra região do País.

 A Claudia foi Lisboeta por uma semana e de certeza que o continuará a ser, nem que seja uma pequena parte, porque, sim, esta cidade também é dela, sim, dar valor ao que é nosso, às nossas gentes, tradições e lugares, no Sul, nas Ilhas ou no Norte, mas lá está, cada pessoa, cada mundo.

Tenho a certeza que a vista deixou saudade, não só para ela, como também para nós.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por grelhadamista às 10:54


2 comentários

De Humana a 14.03.2009 às 12:28

Isto dá que pensar... Pela forma como "a conquista de Lisboa por Cláudia" nos pode servir de exemplo, e pela ideia de que está tudo lá.. se olharmos para cima, se caminharmos, se formos lá...

:)

Andar de máquina fotográfia no coldre, algo que me acontecia há uns anos, também pode ser uma grande ideia..


De Luís Rochinha a 19.05.2010 às 13:25

Bonito texto sobre a nossa belíssima cidade de Lisboa.
Já estive em muitas cidades em diversos países, mas nada se compara à nossa cidade!

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Março 2009

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031